quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Chuvas e seus Fatos [Opinião]

Que belo dia para quem mora em São Paulo.
Os pássaros não cantam, o céu está cinza e a chuva não para de cair...



Quem é mais experiente e acordou hoje aqui em "sampa" olhou para cima e já sabia que deveria levar um guarda-chuva. Como de experiente eu não tenho nada... Eu não o fiz.

Enfim, com a chuva muitos benefícios vem. Como um ar melhor, refresco de calor, limpeza do telhado '-'.

Mas eu não estou aqui para falar dos Benefícios da chuva \o. Não, meu caro leitor, eu vim aqui puxar a sua orelha, a minha orelha e a orelha de muito "tiozin" por ai!

Nossa tão amada chuva que nos contempla com abundância de H2O, e outras coisas que vem junto, que é melhor não dizer, causa muitos e muitos problemas à muita gente.

Já sabem do que eu estou falando? Sim, é disso mesmo amigos. ENCHENTES!

Esse papo é mais do que mastigado para todo mundo. Estará mentindo aquele que diz que não sabe as causas de uma enchente ou que a culpa é de "são pedro" ou seja lá quem manda as chuvas.
Todos sabem que não devemos ficar jogando lixo onde não deve, que não devemos fazer dos córregos um "privadão" onde jogamos qualquer coisa. E que as empresas tem que começar a parar de usar o nosso querido Tietê de depósito de resíduos.

Então legal! Todos sabemos o que devemos fazer. Mas e aí?
"E aí o que ?"  - Você diz.

E aí que a gente sabe o que fazer, mas isso não significa que nós o façamos.
Sim , somos preguiçosos para pegar um pedaço de papel e segurar nas mãos até achar uma lixeira.

"Ah, mas você nunca jogou lixo na rua?" - Você diz novamente.

Opa! Lógico que joguei. Mas de uns tempos para cá eu ando me esforçando sériamente para evitar de fazer isso. Primeiro porque eu notei que não estou no meu direito, Segundo que eu estou prejudicando outras pessoas e isso é ridículo, ninguém tem direito de prejudicar ninguém. E Terceiro, mas não menos importante,
não custa nada.

Antigamente, eu comprava um lanche no metro e não hesitava de jogar o papel no trilho ou coisa assim. Agora eu seguro, nem que seja o caminho inteiro até poder jogar em algum lugar adequado.

"Então você parou de jogar coisas na rua totalmente?" - Você diz mais uma vez.

Opa![2] Não, eu não sou perfeito , mas a diferença é que eu estou tentando e mudando meus hábitos pouco a pouco e me concientizando. Eu não sou hipócrita pra vir aqui falar que eu sou o cara mais "Ambiental" do mundo, porque eu não sou!

Onde eu moro, tem um córrego próximo e os moradores ao redor do córrego, jogam: Sacolas de lixo, latinhas, resíduos domésticos e até móveis. Eu mesmo já encontrei um sofá maroto lá. Alguém consegue me dizer o resultado disso tudo?
Teve uma época em São Paulo que estava chovendo todos os dias, e não era uma simples chuva, era "A chuva".
Resultado?
Simplesmente o córrego encheu e acabou por invadindo casas, fazendo moradores perderem móveis , interditando ruas e inclusive derrubando muros e afins. De fato, tudo muito triste. Agora o mais interessante.
No dia seguinte estava eu no ponto de Ônibus ouvindo as conversas alheias (Que coisa feia) e havia dois senhores conversando.
"Você viu o que aconteceu aqui ontem, encheu tudinho"
"Vi, vi Sim. E esses políticos e o governo não cuidam da gente, olha o que eles fazem."

Eu sinceramente fiquei morrendo de vontade de falar, mas eu costumo engolir pra mim mesmo esse tipo de coisa. '-'

Agora pensem comigo:

A culpa foi do político?
Ele que foi lá Jogar o lixo no córrego?

Ah, pelo amor de Deus, né?!

Uma coisa são problemas que realmente fazem parte do governo e eles que tem que cuidar. Agora outra, é sair culpando os "caras lá" por tudo. Não estou defendendo ninguém da "láia" lá de brasília, só que, coleta de lixo tem aqui! Então por que os moradores jogam no corrego?
E limpeza das bocas de lobo também tem.
Então Acho que a culpa não é apenas "deles" do governo.
Está na hora de começarmos a assumir alguma responsabilidade pelos nossos atos.
E notarmos que se não conservarmos o que o governo faz (Que já é pouco) não vai adiantar nada.

Tem regiões no Brasil, que de fato, faltam Coleta seletiva e Saneamento básico. E isso SIM é culpa do governo.
Agora você que está andando de carro e joga a latinha pela janela, ou você que joga papéis na rua, ou móveis e tudo mais. Saiba que a culpa das enchentes nesse caso é sua! Na real, é nossa! Afinal eu muitas vezes fiz isso.

A questão é sabermos a hora de mudar e de parar e de  principalmente nos conscientizar.
Segurem por mais um tempo a sua latinha, levem uma sacolinha na mochila, joguem lá dentro o lixo e coloquem na mochila novamente. Não joguem sofás nos córregos '-'

Enfim galera é isso.
Nunca é tarde! Afinal sempre virá a próxima chuva ;D




PS: NÃO SE ESQUEÇAM, COM AS CHUVAS, GARRAFAS EM LOCAL COBERTO E VIRADAS PRA BAIXO, ASSIM COMO PNEUS, VAZINHOS COM AREIA E TUDO MAIS. A DENGUE EXISTE VIU !

Um comentário:

  1. Concordo plenamente
    ja passo da hora dessa sociedade tomar vergonha na porra da cara e mudar para melhor.

    Ps daniel o blog esta foda

    ResponderExcluir